14/10/2022
Reunião realizada pelo Conselho de Turismo da Região das Hortênsias (Contur Hortênsias), apresentou na manhã desta quinta-feira (13), o Mapa de Comportamento do Turismo do Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo Sebrae RS. No encontro estavam presentes prefeitos, secretários de turismo, presidentes e executivos das entidades mantenedoras, a coordenadora de Turismo do Sebrae RS, Amanda Paim, e o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub.
Com o objetivo de entender as principais motivações e comportamentos do turista que visita (ou tem potencial para visitar) o Rio Grande do Sul, a secretaria de Turismo do Estado e o Sebrae RS realizaram a pesquisa qualitativa no ano de 2022, que dividiu o visitante do Rio Grande do Sul em 12 perfis. A partir desse estudo é possível realizar a criação de estratégias de produtos turísticos, posicionamento de regiões e negócios e ações de comunicação para trazer novos consumidores para o Sul do Brasil.
“Com esse estudo em mãos, a partir de novembro realizaremos um workshop com o Sebrae, para estruturar quais serão as ações da Região das Hortênsias, focadas nos perfis desses 12 diferentes públicos de visitantes, para proporcionais experiências ainda mais enriquecedoras”, afirma o presidente do Contur Hortênsias, Daniel Hillebrand.
O Contur Hortênsias tem um papel de suma importância na estruturação dessas ações, por ser a entidade que conecta os municípios nesse diálogo de força do turismo na região. Ainda durante, foram apresentadas as atividades realizadas pelo conselho em 2022. Dentre elas estão: A aproximação sobre os projetos dos aeroportos de Vila Oliva e Canela; acompanhamento junto à UCS sobre o andamento do Observatório de Turismo contemplada na consulta popular; parceria com a Universidade Feevale na elaboração de calendário de eventos coletivo, aproximação e conexão com Conselho Regional de Desenvolvimento Região Hortênsias (Corede Hortênsias); entre outros.
Conforme estudo realizado pelo Sindtur Hortênsias, integrante do Contur, foi possível identificar que:
•Hotelaria: capacidade de receber 32 mil pessoas ao mesmo tempo
•Gastronomia: 44 mil pessoas ao mesmo tempo
•Atrativos Turísticos (empreendimetos/parques/parques temáticos/etc): 50 mil pessoas ao mesmo tempo
“Todos os esforços do Contur têm por intuito o constante estímulo ao maior diálogo entre as lideranças de municípios. Com o propósito de fazer crescer cada vez mais nossa região”, ressalta Daniel. Outra novidade apresentada no encontro são as reuniões do Contur Hortênsias e do Corede Hortênsias, que a partir de agora serão realizadas sempre em conjunto, considerando que a maior parte das pautas do Corede envolvem o turismo.
O Corede promove a participação de todos os segmentos da sociedade regional no diagnóstico das necessidades e potencialidades, para a formulação e implementação das políticas de desenvolvimento integrado da região.